Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização dos trabalhadores da enfermagem afastados por distúrbios osteomusculares em hospital universitário / Caracterización de trabajadores de enfermería en licencia por trastornos musculoesqueléticos en un hospital universitário / Characterization of nurse staffing who are away from work due musculoskeletal disorders in a university hospital

Souza, Yuri Marques; Pai, Daiane Dal; Junqueira, Larissa Martini; Macedo, Andréia Barcellos Teixeira; Tavares, Juliana Petri; Chaves, Eunice Beatriz Martin.
Rev. enferm. UFSM ; 10: 10, 2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1117975

Objetivo:

descrever características sociodemográficas e ocupacionais de trabalhadores da equipe de enfermagem afastados por distúrbios osteomusculares em hospital universitário e sua associação com o tempo de afastamento.

Método:

estudo quantitativo retrospectivo, transversal e analítico. Os dados foram coletados nos prontuários de trabalhadores afastados no período de 2012 a 2017, e analisados por meio da estatística descritiva e analítica.

Resultados:

de 2.761 afastamentos registrados, 449 se referiam a distúrbios osteomusculares (16,26%), o maior percentual por dorsalgia (41,5%) e 78 trabalhadores apresentaram diagnóstico psiquiátrico, principalmente depressão (43,4%). Identificou-se no grupo com maior tempo de afastamento (> de 15 dias) o predomínio da categoria de auxiliares e técnicos de enfermagem (p=0,006), trabalhadores com menor mediana de idade (p=0,021) e de maior escolaridade (p=0,035).

Conclusão:

o elevado número de afastamentos por distúrbios osteomusculares, por vezes associado a outras comorbidades, exige acompanhamento e medidas preventivas nos locais de trabalho.
Biblioteca responsável: BR568.1