Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conflitos entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar / Conflicts between health teams in transfer of prehospital care / Conflictos entre equipos de salud en el traslado del cuidado prehospitalário

Indruczaki, Natasha da Silva; Miorin, Jeanini Dalcol; Pais, Volmir Figueiredo; Gemelli, Mariana Pereira; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Pai, Daiane Dal.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e50078, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1118065

Objetivo:

compreender as causas dos conflitos entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar sob a perspectiva dos profissionais.

Método:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Porto Alegre/RS. Foram entrevistados 28 profissionais do SAMU e observados 135 horas de atendimentos. Empregou-se a análise de conteúdo temática.

Resultados:

As causas atribuídas aos conflitos foram (1) a superlotação dos hospitais e a pouca receptividade da equipe os profissionais do SAMU se sentem culpabilizados pela superlotação dos serviços e punidos por meio da retenção de macas; e (2) a regulação e as (in)definições de fluxos na rede há lacunas nas pactuações sobre o destino dos pacientes, recaindo aos profissionais o desafio de dar sequencia ao atendimento.

Conclusão:

o excesso de demandas e a baixa articulação dos serviços na rede causam conflitos entre as equipes de saúde na transferência do cuidado pré-hospitalar.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1