Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Autoconfiança, conhecimento e habilidade acerca da ressuscitação cardiopulmonar de internos de enfermagem / Self-confidence, knowledge and skills about cardiopulmonary resuscitation of nursing interns / Autoconfianza, conocimiento y habilidades de los practicantes de enfermería con respecto a la reanimación cardiopulmonar

Brandão, Maria Girlane Sousa Albuquerque; Fontenele, Natália Ângela Oliveira; Ximenes, Maria Aline Moreira; Lima, Magda Milleyde de Sousa; Neto, Nelson Miguel Galindo; Araújo, Thiago Moura de; Barros, Lívia Moreira.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 11(2): e982, 1 de Mayo de 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1118342

Introdução:

A Parada Cardiopulmonar é uma condição de saúde crítica, com taxa de sobrevivência ligada à rapidez com que a ressuscitação cardiopulmonar é efetuada.

Objetivo:

Avaliar autoconfiança, conhecimento e habilidade acerca da ressuscitação cardiopulmonar de internos de enfermagem.

Materiais e Métodos:

Estudo descritivo e quantitativo, realizado de abril a julho de 2018, em Universidade Pública do Nordeste do Brasil, com 80 internos de enfermagem. Aplicou-se teste de conhecimento, escala de autoconfiança em situação de emergência e avaliação prática de habilidades com uso de manequim. Foram utilizados testes Kruskal-Wallis e Qui-Quadrado de Pearson.

Resultados:

Os internos apresentaram baixas médias de autoconfiança em situação de emergência. Questões teóricas sobre local para verificar pulsação e posicionamento da vítima tiveram mais acertos entre internos. Principais déficits no conhecimento foram sobre início das compressões (p=0,245) e número de compressões/respirações (p=0,034). Nas habilidades, os déficits foram no posicionamento das mãos e braços do socorrista (p=0,058), movimentar tronco (p=0,062) e profundidade correta das compressões (p=0,086). Discussão Há necessidade de treinamentos periódicos e educação contínua para capacitar os futuros enfermeiros para atendimento rápido, seguro e eficaz.

Conclusões:

Foi evidenciado fragilidades no conhecimento e habilidade, o que destaca a relevância de novas metodologias para intensificar e garantir a efetividade do processo de ensino-aprendizagem.
Biblioteca responsável: CO646.1