Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito do uso de álcool em pessoas vivendo com HIV/aids: revisão integrativa / The effects of alcohol use on people living with HIV/Aids: an integrative review

Santos, Vanessa da Frota,; Cunha, Gilmara Holanda da,; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz,; Lima, Ivana Cristina Vieira de,; Gir, Elucir,; Costa, Ana Karoline Bastos,.
Rev. eletrônica enferm ; 20: 1-11, 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1118834
Estudo objetivou analisar as produções científicas sobre o efeito do uso de álcool em pessoas com HIV/aids. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, COCHRANE, Web of Scienceem outubro de 2017. Utilizaram-se os descritores Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, HIV e Álcool, em português, inglês e espanhol, com o operador booleano AND. Foram encontrados 2.355 artigos e selecionados 46. Os dados obtidos foram organizados em quatro categorias temáticas Efeitos do álcool na adesão à terapia antirretroviral; Efeitos neurológicos e metabólicos do álcool; Aumento do risco de transmissão do HIV e Aumento da progressão da doença. Conclui-se que a comorbidade HIV/aids e o consumo de álcool têm efeito sinérgico na vida de pessoas com HIV, causando maiores danos à saúde, com destaque para as alterações neurológicas e metabólicas, baixa adesão ao tratamento, aumento da transmissão do vírus e progressão da doença.
Biblioteca responsável: BR584.1