Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios de cuidadores familiares de crianças e adolescentes com Epidermólise Bolhosa / Challenges of family caregivers of children and adolescents with Epidermolysis Bullosa

Silva, Kelly Cristina Soares de Azevedo; Fernandes, Leiliane Teixeira Bento; Oliveira, Mônica Valéria Morais de; Braga, Thalita Correia; Silva, Kenya de Lima.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e50427, 20200000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1121475

Objetivo:

compreender os desafios enfrentados por cuidadores familiares de crianças e adolescentes com Epidermólise Bolhosa na busca pela assistência na Rede de Atenção à Saúde.

Método:

estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em ambulatório de um Hospital Universitário na Paraíba que acompanha 11 crianças/adolescentes com EB. Realizou-se a coleta dos dados por meio de entrevista semiestruturada com cinco cuidadoras principais e o encerramento por critério de suficiência. Para análise dos dados, seguiu-se a Análise Temática, proposta por Minayo.

Resultados:

os principais desafios identificados foram a dificuldade na definição do diagnóstico e início precoce do tratamento adequado; a realidade financeira onerosa que permeia a deficiência na oferta de insumos e continuidade do cuidado; as lacunas na organização da Rede de Atenção à Saúde e coordenação do cuidado pela Atenção Primária em Saúde que culminam na busca pela rede de apoio social devido ao deficit na resolutividade em relação aos direitos da criança/adolescente. Considerações finais alerta-se para o desenvolvimento de uma assistência direcionada à família, além da reorganização dos serviços da rede de saúde objetivando a integralidade do cuidado a esses indivíduos por meio da atuação intersetorial a fim de reduzir obstáculos na realização de um cuidado específico, contínuo e individualizado.
Biblioteca responsável: BR513.1