Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atendimentos pré-hospitalares em população jovem do Distrito Federal / Pre-hospital care in young population of the Federal District

Sousa, Lucas Vicente de; Santos, Paulo Henrique Fernandes dos; Paranaguá, Thatianny Tanferri de Brito; Machado, Valéria Bertonha; Cyrino, Claudia Maria Silva; Andrade, Juliane.
Ciênc. cuid. saúde ; 19: e51101, 20200000.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1121815

Objetivo:

Descrever os tipos de atendimentos pré-hospitalares de jovens, realizados por um Grupamento do Corpo de Bombeiro, e compará-los segundo as características das vítimas e das ocorrências.

Método:

Estudo transversal, retrospectivo, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa, composto por 198 ocorrências atendidas, em 2015, no Distrito Federal. Os dados foram coletados a partir das fichas de atendimentos do serviço. Para comparação proposta, aplicou-se o teste qui-quadrado e a razão de verossimilhança, adotando-se p<0,05.

Resultados:

A maioria dos atendidos era do sexo masculino (54,0%) e idade superior a 18 anos (86,4%). Predominaram-se os atendimentos com tempo de resposta menor que 10 minutos (83,8%) e gravidade classificada estável (98,0%). O resultado da comparação foi significativo para a categoria trauma quanto às características de idade, sexo, local de ocorrência e regional de destino, todas com p≤0,0001.

Conclusão:

A população jovem estudada, com ênfase ao sexo masculino, é vulnerável a ocorrências traumáticas, especificamente aos atendimentos ocorridos em via pública. Os dados expostos apontam para a necessidade de educação em saúde e ações intersetoriais que promovam a prevenção dessas ocorrências na população jovem.
Biblioteca responsável: BR513.1