Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conselho local de saúde: implantação e dificuldades da formação na Estratégia Saúde da Família / Local Health Council: formation implementation and difficulties in the Family Health Strategy / Consejo local de salud: implantación y dificultades para la formación de la Estrategia de Salud Familiar

Dantas Varela, Leilany; dos Santos Faustino, Rauana; Helena Aires de Freitas, Consuelo; Coêlho Correia Sampaio, Yana Paula; Sampaio de Oliveira, Rogério; Germane Alves Pinto, Antonio; Rodrigues Maia, Evanira; Vieira Lopes, Maria do Socorro.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 33: 1-11, 03/01/2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1122028
Objetivo: Descrever o processo de implantação do Conselho Local de Saúde, incluindo a formação e as dificuldades enfrentadas, por meio da visão dos conselheiros, com ênfase na participação social no território da Estratégia Saúde da Família. Métodos: Estudo de natureza qualitativa, com abordagem crítico-reflexiva, realizado de fevereiro a julho de 2016 no território de uma equipe da Estratégia Saúde da Família no município de Milagres, Ceará, Brasil, com 22 usuários e trabalhadores de saúde integrantes do Conselho Local de Saúde. A pesquisa ocorreu por meio de técnicas de observação sistemática, levantamento documental, entrevista semiestruturada e grupo focal. Emergiram três categorias: Contextualidades na implantação do Conselho Local de Saúde; Formação do Conselho Local de Saúde frente às situações cotidianas da comunidade: necessidades de saúde, participação e renovação; Dificuldades enfrentadas no processo de organização do Conselho Local de Saúde. Resultados: Os problemas locais foram os motivos para a participação e a mobilização da comunidade na implantação e formação do Conselho Local de Saúde. A organização e o funcionamento do conselho envolveram usuários e equipe de saúde em práticas integradas às demandas e necessidades do território. A participação comunitária, o empoderamento para cidadania e a corresponsabilização solidária das pessoas emergiram no processo de planejamento local das ações de saúde e no enfrentamento coletivo das dificuldades cotidianas. Conclusão: As mudanças ocorridas no território da Estratégia Saúde da Família com a implantação e formação do Conselho Local de Saúde evidenciam a potencialidade desse dispositivo de participação social.
Biblioteca responsável: BR6.1