Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Recomendações para o manejo da úlcera da perna em pessoas com doença falciforme / Recommendations for the management of leg ulcers in people with sickle cell disease / Recomendaciones para el manejo de las úlceras de las piernas en personas con anemia de células falciformes

Borges, Eline Lima; Spira, Josimare Aparecida Otoni; Garcia, Taysa de Fátima.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e50170, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1123447

Objetivo:

propor recomendações baseadas em evidências científicas para a prevenção e tratamento da úlcera da perna em pessoas com doença falciforme.

Método:

estudo de revisão integrativa, realizado a partir de busca nas bases de dados Scopus, Science Direct, Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Library e Biblioteca Virtual em Saúde, em março de 2020.

Resultados:

foram publicados dez estudos entre 2010 e 2017. Extraíram-se 20 recomendações com nível de evidência classificado em muito baixo, baixo e moderado, organizadas em cinco temas avaliação do paciente e da úlcera da perna; manejo da úlcera e do edema; utilização de coberturas no tratamento da úlcera; recomendações para manejo de úlcera recalcitrante; e autocuidado para prevenção de úlcera.

Conclusão:

o estudo permitiu identificar recomendações para prevenção e tratamento da úlcera da perna em pessoas com doença falciforme, que podem complementar as condutas apresentadas no manual do Ministério da Saúde a respeito do tema.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1