Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de competências no ensino da enfermagem durante as práticas de campo / Evaluación de competencias en la educación de enfermería durante las prácticas de campo / Competence assessment in nursing education during field practices

Gualdezi, Luis Fernando; Scussiato, Louise Aracema; Peres, Aida Maris; Rosa, Thays Floris; Lowen, Ingrid Margareth Voth; Torres, Danelia Gomez.
Rev. enferm. UFSM ; 10: 61, 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1123730

Objetivo:

analisar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre as competências avaliadas durante as aulas práticas de campo na formação do enfermeiro.

Método:

estudo quantitativo exploratório, de análise estatística simples e descritiva, realizado em uma instituição de ensino superior na cidade de Curitiba, Brasil. A coleta de dados ocorreu em agosto de 2018, com 113 acadêmicos de Enfermagem por questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado durante o período de aulas.

Resultados:

destacou-se a competência atenção à saúde como a mais relevante indicada pelos acadêmicos, seguido das habilidades relacionadas a assistência como um dos pontos a serem avaliados durante as práticas de campo; a liderança não atingiu nenhuma colocação na escala relevância das competências avaliadas.

Conclusão:

as competências citadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais são avaliadas durante todo processo formativo e outros achados nesse estudo perfazem a necessidade da criação de estratégias situacionais mais adequadas durante a formação do acadêmico.
Biblioteca responsável: BR568.1