Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vulnerabilidade clínico-funcional de idosos em um centro de convivência / Vulnerabilidad clínico-funcional de ancianos en un centro de convivencia / Clinical and functional vulnerability of elderly people from a day center

Oliveira, Camila Evangelista de Sousa; Felipe, Sarah Giulia Bandeira; Silva, Cynthia Roberta Dias Torres da; Carvalho, Daniela Bandeira de; Silva-Júnior, Fernando; Figueiredo, Maria do Livramento Fortes; Santos, Ana Maria Ribeiro dos; Gouveia, Márcia Teles de Oliveira.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 33: eAPE20190172, 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1124004
Resumo Objetivo Analisar a vulnerabilidade clínico-funcional de idosos participantes de um centro de convivência. Métodos Estudo com delineamento transversal, com 216 idosos de um centro de convivência em Teresina - PI. A coleta de dados ocorreu no período de abril a agosto de 2018, por meio do uso de um questionário para caracterização sociodemográfica e clínica, teste do desenho do relógio (TDR), " Timed Up and Go Test " e índice de vulnerabilidade clínico-funcional (IVCF-20). Utilizou-se o modelo de regressão linear forward para identificação das variáveis preditoras de vulnerabilidade individual. Resultados Constatou-se que 37,0% dos idosos foram classificados com médio risco para vulnerabilidade clínico-funcional e 11,1% com alto risco para vulnerabilidade. As características sociodemográficas (renda individual e renda familiar) e as características clínicas (comorbidades autodeclaradas, polifarmácia, incontinência urinária, dependência em ABVD, queda, hospitalização, frequência de atividade física, autopercepção de saúde, sentimento de tristeza e depressão frequente, cognição, esquecimento da terapia medicamentosa e mobilidade funcional associaram-se a vulnerabilidade clínico-funcional (p<0,05). Conclusão Os achados desse estudo possibilitam a operacionalização de políticas públicas e estratégias para a identificação precoce de idosos em condição de vulnerabilidade clinico funcional e medidas de intervenção direcionadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos com base em um cuidado integral.
Biblioteca responsável: BR1.2