Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida e experiências religiosas/espirituais de pacientes com câncer em um serviço de emergência / Calidad de vida y experiencias religiosas/espirituales de pacientes con cáncer en um servicio de emergencia / Quality of life and religious/spiritual experiences ofcancer patients in an emergency service

Miura, Carla Roberta Monteiro; Campanharo, Cássia Regina Vancini; Batista, Ruth Ester Assayag; Lopes, Maria Carolina Barbosa Teixeira; Barros, Priscila Fernandes; Okuno, Meiry Fernanda Pinto.
Cogit. Enferm. (Online) ; 25: e67474, 2020. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1124585
RESUMO

Objetivo:

avaliar qualidade de vida, experiências espirituais em pacientes com câncer e sua correlação.

Método:

estudo transversal, realizado na Emergência, de fevereiro a setembro de 2017. Utilizado o Medical Outcome Study 36 - Item Short-Form Health Survey para verificação da qualidade de vida, com oito dimensões, escore de 0 (pior estado) a 100 (melhor estado) e a Escala Diária de Experiência Espiritual, com 16 itens, pontuação entre 16 e 94 (menores pontuações refletem maior frequência de experiências). Utilizou-se o Coeficiente de Spearman para correlacionar qualidade de vida e espiritualidade.

Resultados:

83 pacientes, média de idade 58 anos, predomínio masculino. A dimensão da qualidade de vida mais comprometida foi "aspecto físico". A Escala de Experiência Espiritual apresentou média 51, com correlação negativa entre qualidade de vida e espiritualidade.

Conclusão:

a espiritualidade relaciona-se com qualidade de vida e deve ser considerada no atendimento a pacientes com câncer na emergência.
Biblioteca responsável: BR21.1