Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Síndrome de Burnout e percepções acerca do clima de segurança entre profissionais intensivistas / Burnout syndrome and perceptions about safety climate among intensive care professionals

Sousa, Ana Kele Arcanjo de; Ribeiro, Silvania Braga; Vasconcelos, Patrícia Freire de; Oliveira, Roberta Meneses; Silva, Maria Eliane da; Freire, Vanessa Emille Carvalho de Sousa; Sousa, Vitória Talya dos Santos.
Rev Rene (Online) ; 21: e43868, 2020. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1125517
RESUMO Objetivo analisar a relação entre a Síndrome de Burnout e as percepções acerca do clima de segurança entre profissionais intensivistas. Métodos estudo transversal, com 51 profissionais de saúde de hospital público do nordeste brasileiro. Aplicaram-se os instrumentos Inventário de Burnout de Maslach, Questionário de Atitudes de Segurança e Questionário sociodemográfico. Adotaram-se estatísticas descritiva, analítica (teste de Spearman) e inferencial. Resultados na avaliação do Burnout, constatou-se nível alto de exaustão emocional (64,7%) e níveis baixos de despersonalização (74,5%) e realização profissional (56,8%). O clima de segurança foi considerado satisfatório, sendo o domínio Comportamentos seguros o que obteve maior média. Evidenciou-se correlação moderada entre as subescalas Percepção do estresse e Despersonalização. Conclusão constatou-se correlação entre clima de segurança e Burnout, nas dimensões Percepção do estresse e Despersonalização, sendo que esta segunda pode ser considerada consequência de fatores estressantes que distanciam o profissional do paciente.
Biblioteca responsável: BR6.1