Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Absenteeism and the Technical Safety Index of a tertiary hospital nursing team / Absentismo e ndice de seguridad tcnica del equipo de enfermera de un hospital terciario / Absentesmo e ndice de segurana tcnica da equipe de enfermagem de um hospital tercirio

Trettene, Armando dos Santos; Razera, Ana Paula Ribeiro; Beluci, Marli Luiz; Prado, Priscila Capelato; Mondini, Cleide Carolina da Silva Demoro; Spiri, Wilza Carla.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03585, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1125561
Resumo

Objetivo:

Identificar a taxa de absentesmo da equipe de enfermagem, calcular o ndice de Segurana Tcnica e compar-los ao percentual estabelecido pelo Conselho Federal de Enfermagem. Mtodo Estudo descritivo, analtico, retrospectivo, que incluiu profissionais de enfermagem, atuantes em um hospital pblico e tercirio. Para a coleta de dados, foi utilizado o banco de dados do Departamento de Recursos Humanos da Instituio. Consideraram-se como absentesmo as ausncias no previstas.

Resultados:

Participaram 99 profissionais, sendo 21 enfermeiros e 78 tcnicos. As folgas semanais prevaleceram entre as ausncias previstas, sendo 17% para ambas as categorias. Quanto ao absentesmo, prevaleceu a licena maternidade entre enfermeiros e a licena mdica entre tcnicos de enfermagem, cujas mdias foram de 12% e 9%, respectivamente. O ndice de Segurana Tcnica foi de 42% para enfermeiros e 38% para tcnicos de enfermagem. Concluso A taxa de absentesmo da equipe de enfermagem foi de 21,5%, enquanto o ndice de Segurana Tcnica foi de 40%, portanto, superiores aos valores estabelecidos pelo Conselho Federal de Enfermagem.
Biblioteca responsável: BR41.1