Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise de prescrições de antimicrobianos na Atenção Primária à Saúde / Análisis de prescripciones antimicrobianas en Atención Primaria de Salud / Analysis of antimicrobial prescriptions in Primary Healthcare

Carvalho, Herica Emilia Félix de; Sousa, Álvaro Francisco Lopes de; Almeida, Camila Aparecida Pinheiro Landim; Moura, Maria Eliete Batista; Andrade, Denise de; Valle, Andréia Rodrigues Moura da Costa.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03607, 2020. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1125570
RESUMO Objetivo Avaliar receitas com prescrição de antimicrobianos retidas nas unidades de saúde da Atenção Primária de uma capital da região Nordeste do Brasil. Método Estudo avaliativo, analítico. Foram utilizadas as informações da central de distribuição de medicamentos essenciais e as receitas com prescrição de antimicrobianos. Resultados Foram analisadas 2.232 receitas, nas quais o metronidazol (250 mg) foi prescrito em 28% das receitas avaliadas, a forma farmacêutica "comprimido" em 30,7% e a forma de administração "oral" em 78,2%. Nas receitas prescritas por enfermeiros, 80,7% destinavam-se para usuários com infecção sexualmente transmissível. Com exceção da forma farmacêutica, somente 34,7% das receitas estavam em concordância com as recomendações do protocolo de Enfermagem. Há, ainda, inexistência de informações sobre a concentração (43,7%), a posologia (39,9%) e o tempo de tratamento (36,8%). Conclusão As receitas com prescrição de antimicrobianos avaliadas não seguem com precisão as orientações da Resolução nº 20/2011, e nem do protocolo de Enfermagem instituído.
Biblioteca responsável: BR41.1