Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estratégias de gerenciamento na Atenção Primária à Saúde em territórios de vulnerabilidade social expostos à violência / Estrategias de gestión en Atención Primaria de Salud en territorios de vulnerabilidad social expuestos a la violencia / Primary Healthcare management strategies in socially vulnerable territories exposed to violence

Nonato, Lívia Oliveira Fernandes; Peres, Aida Maris; Khalaf, Daiana Kloh; Souza, Marli Aparecida Rocha de; Figueiredo, Karla Crozeta; Lapierre, Judith.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03608, 2020. graf
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1125598
RESUMO Objetivo Identificar estratégias de gerenciamento utilizadas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família de uma Unidade Básica de Saúde na organização do trabalho em território de vulnerabilidade social exposto à violência. Método Estudo de caso único de abordagem qualitativa, em uma unidade de saúde da família localizada na região Sul do Brasil. Coleta de dados por entrevistas individuais com 27 profissionais de saúde de agosto a setembro de 2017 e grupo focal com 18 participantes em abril de 2018. Organização e processamento dos dados com suporte do software IRAMUTEQ e, posteriormente, técnica de análise de conteúdo. Resultados As cinco classes caracterizaram estratégias utilizadas pelos profissionais ao atendimento à população considerando sua vivência frente a situações de violência. No grupo focal, foi elaborada e validada uma diretriz para nortear o gerenciamento e organização do trabalho nesses serviços. Conclusão Foi evidenciado que mesmo sem apoio de políticas públicas específicas a essas situações, os profissionais desenvolvem estratégias que incluem o fortalecimento da equipe como forma de proteção coletiva, acolhimento focado no atendimento integral e vínculo. A população é aliada ao facilitar o acesso ao atendimento de vulneráveis e alerta os profissionais das situações críticas no território.
Biblioteca responsável: BR41.1