Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Altered touch perception and associated risk factors in individuals with diabetes mellitus / Percepción alterada del tacto y factores de riesgo asociados en individuos con diabetes mellitus / Percepção do tato alterada e fatores de risco associados em indivíduos com diabetes mellitus

Noronha, Juliana Andreia Fernandes; Azevedo, Cissa; Moura, Caroline de Castro; Gusmão, Elaine Custódio Rodrigues; Cardoso, Ana Carolina Lima Ramos; Chianca, Tânia Couto Machado.
Rev. bras. enferm ; 73(6): e20190473, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1125917
RESUMO

Objetivo:

Avaliar a prevalência da percepção do tato alterada nos pés de indivíduos com diabetes mellitus e os fatores de risco associados.

Método:

Estudo transversal com 224 indivíduos com diabetes mellitus conduzido em ambulatório de endocrinologia de hospital público de Campina Grande, Paraíba. Testes de sensibilidade e percepção do tato foram empregados na avaliação; e foi realizada análise descritiva e multivariada com regressão de Poisson.

Resultados:

Encontrou-se prevalência da percepção do tato alterada de 53,1%. Os fatores de risco que tiveram impacto de forma significativa e conjunta na sua ocorrência foram sexo feminino; úlcera prévia; diabetes mellitus tipo 2; queimação, rachaduras, fissuras, calosidades e pés de Charcot.

Conclusões:

Alta prevalência da percepção do tato alterada foi encontrada, e esta deve subsidiar o planejamento de ações voltadas para a prevenção do problema. O estudo evidenciou a relevância do fenômeno enquanto um diagnóstico de enfermagem passível de inclusão na NANDA-International.
Biblioteca responsável: BR1.1