Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cloth face masks to prevent Covid-19 and other respiratory infections / Máscaras de tejido para la prevención de Covid-19 y otras infecciones respiratorias / Máscaras de tecido para a prevenção da COVID-19 e outras infecções respiratórias

Lima, Magda Milleyde de Sousa; Cavalcante, Francisco Marcelo Leandro; Macêdo, Thamires Sales; Galindo Neto, Nelson Miguel; Caetano, Joselany Áfio; Barros, Lívia Moreira.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3353, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1126988
Objetivo analisar as evidências científicas sobre a eficácia de máscaras de tecido para a prevenção da COVID-19 e outras infecções respiratórias. Método revisão integrativa da literatura a partir da questão norteadora "Qual a eficácia das máscaras de tecido na absorção de partículas causadoras de infecção respiratória?". A busca ocorreu em oito bases de dados eletrônicas sem restrição de tempo e idioma. Resultados as máscaras de tecido de baixa cobertura, 100% algodão, cachecol, fronha, fronha antimicrobiana, linho, seda, toalha de chá e saco de aspirador apresentam proteção marginal/razoável na absorção de partículas, enquanto as máscaras de tecido com alta cobertura têm elevada proteção. Conclusão as máscaras de tecido representam medida preventiva com eficácia moderada na disseminação de infecções respiratórias ocasionadas por partículas de tamanho igual e/ou menor ao SARS-CoV-2. A eficácia da barreira contra as gotículas é influenciada, principalmente, pelo tipo de tecido, quantidade de camadas e frequência de lavagens.
Biblioteca responsável: BR26.1