Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clinical study of Dysfunctional Ventilatory Weaning Response in critically ill patients / Estudo clínico da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório em pacientes críticos / Estudio clínico de Respuesta Ventilatoria Disfuncional al Destete en pacientes críticos

Silva, Ludmila Christiane Rosa da; Tonelli, Isadora Soto; Oliveira, Raissa Caroline Costa; Lemos, Patricia Lage; Matos, Selme Silqueira de; Chianca, Tania Couto Machado.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3334, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1126991

Objetivo:

validar clinicamente o diagnóstico de enfermagem Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório em pacientes adultos internados em Unidades de Terapia Intensiva.

Método:

coorte concorrente realizada com 93 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva. Foram estimadas a incidência e a densidade de incidência do diagnóstico, identificados seus fatores relacionados a partir de análise bivariada e indicadores clínicos de determinação da sua ocorrência, segundo apresentação global e temporal.

Resultados:

a incidência global do diagnóstico foi de 44,09% e a densidade de incidência de 14,49 ocorrências a cada 100 extubações/dia. Os fatores relacionados ao diagnóstico foram idade, gravidade clínica, balanço hídrico, oligúria, hemodiálise, edema em membros superiores/inferiores, anasarca, número de antibióticos, hipotermia, hipertermia, quantidade de secreção, retração muscular, escore de ansiedade, frequência cardíaca, uso de vasopressores e ventilação não invasiva após a extubação. Os indicadores clínicos identificados mais frequentemente para a determinação do diagnóstico foram taquipneia, queda de saturação e taquicardia. Verificou-se progressão temporal da gravidade dessas manifestações.

Conclusão:

a Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório é um achado comum em pacientes críticos. Alguns componentes do diagnóstico da versão NANDA-International (2018) puderam ser validados clinicamente. Destaca-se que existem variáveis ainda não descritas na taxonomia, demonstrando a necessidade de revisão desse diagnóstico de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR26.1