Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência obstétrica: a abordagem da temática na formação de enfermeiros obstétricos / Violencia obstétrica: el enfoque de la temática en la formación de enfermeros obstétricos / Obstetric violence: theme approach in the training of Certified Nurse-Midwives

Silva, Thalita Monteiro da; Sousa, Kayo Henrique Jardel Feitosa; Oliveira, Adélia Dalva da Silva; Amorim, Fernanda Cláudia Miranda; Almeida, Camila Aparecida Pinheiro Landim.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 33: eAPE20190146, 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1130551
Resumo

Objetivo:

Construir o Discurso do Sujeito Coletivo de Enfermeiros pós-graduandos em Enfermagem Obstétrica sobre a violência obstétrica.

Métodos:

Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em um Centro Universitário em Teresina-PI. Participaram 20 Enfermeiros, pós-graduandos em Enfermagem Obstétrica. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas guiadas a partir de questionário semiestruturado. Os dados foram processados no software IraMuTeQ, utilizando a Classificação Hierárquica Descendente, e analisados pela Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

Mediante a Classificação Hierárquica Descendente, obtiveram-se seis classes das quais emergiram os discursos. Foi possível ratificar a importância da formação do Enfermeiro diante da violência obstétrica. As principais expressões-chave identificadas nos discursos foram formação acadêmica, conhecimento na prática educativa, assistência de qualidade, descasos científicos, tecnológicos e humanísticos, fortalecimento do modelo assistencial, planejamento estratégico no setor saúde, base humanista e olhar clínico do profissional.

Conclusão:

Por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, foi possível observar, parcialmente, a importância da formação dos Enfermeiros, visto que possibilitam a contribuição de cuidado integral, corroborando para um processo fisiológico, que pode reduzir a violência obstétrica.
Biblioteca responsável: BR1.2