Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Visita domiciliar como suporte da enfermagem na diálise peritoneal: revisão integrativa / Visita domiciliaria como asistencia de enfermería en la diálisis peritoneal: revisión integradora / Home visit as a support for nursing in peritoneal dialysis: an integrative review

Marinho, Laudilene Cristina Rebello; Ramos, Fabiana Tomé; Oliveira, Rogério Carvalho de; Caramoni, Jaqueline Teixeira; Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 33: eAPE20190139, 2020. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1130558
Resumo Objetivo Identificar na literatura como a visita domiciliar é utilizada pelo enfermeiro como ferramenta do cuidado em dialise peritoneal domiciliar. Métodos Revisão integrativa da literatura de artigos em periódicos, a partir de uma questão norteadora, no período de janeiro de 2014 a janeiro de 2019. A busca bibliográfica foi realizada nas bases Scielo; Web of Science, Pubmed, Scopus, Embase e Cinahl. Resultados Identificaram-se 10 artigos de acordo com as etapas da revisão e as respostas à pergunta norteadora. A visita domiciliar realizada pelo enfermeiro foi descrita como ferramenta de adesão ao tratamento. A prevenção de complicações, como a peritonite, foi citada pelos autores, que em sua maioria, eram médicos e enfermeiros. Conclusão O enfermeiro assiste integralmente ao paciente e família e, assegura o tratamento proposto com fidedignidade. As intervenções de enfermagem no domicílio previnem eventos adversos e frequente avaliação de indicadores do tratamento. Estimular estudos primários nessa área é imprescindível, visto que poucos estudos sobre a temática foram identificados na presente revisão.
Biblioteca responsável: BR1.2