Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção e validação de recursos audiovisuais para motivar pessoas com hipertensão ao uso de anti-hipertensivos / Construcción y validación de recursos audiovisuales para motivar a las personas con hipertensión para utilizar antihipertensivos / Construction and validation of audiovisual resources to motivate people with hypertension to use antihypertensives

Almeida, Taciana da Costa Farias; Sousa, Mailson Marques de; Gouveia, Bernadete de Lourdes André; Oliveira, Simone Helena dos Santos.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(1): e20200127, 2021. tab, graf
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1133822
Resumo Objetivo Construir e validar comunicação audiovisual e mensagens persuasivas para motivar o uso de anti-hipertensivos. Método Estudo metodológico baseado nas crenças de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em relação ao tratamento medicamentoso, tendo o suporte da Teoria do Comportamento Planejado. Adotaram-se os princípios de Fleming e da Persuasão para desenvolvimento da comunicação audiovisual e mensagens. 13 juízes especialistas realizaram a validação de conteúdo, analisada pelo Índice de Validade de Conteúdo. Resultados A comunicação audiovisual apresenta 3 minutos e 58 segundos de duração e 71 telas. Foram consideradas válidas 29 mensagens persuasivas ilustradas, sendo 15 positivas e 14 negativas. Conclusão e implicações para a prática A comunicação audiovisual e as mensagens persuasivas foram consideradas válidas, adequadas e com capacidade de persuasão para motivar o uso de anti-hipertensivos orais. Pesquisa de intervenção faz-se necessária para testar o efeito dos recursos audiovisuais com intenção de realizar o comportamento.
Biblioteca responsável: BR442.1