Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Terceira etapa do método canguru: experiência de mães e profissionais da atenção primária / Tercera etapa del método madre-canguro: experiencia de madres y profesionales de atención primaria / The third stage of kangaroo method: experience of mothers and primary healthcare professionals

Reichert, Altamira Pereira da Silva; Soares, Anniely Rodrigues; Bezerra, Iolanda Carlli da Silva; Guedes, Anna Tereza Alves; Pedrosa, Rafaella Karolina Bezerra; Vieira, Daniele de Souza.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(1): e20200077, 2021.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1133823
RESUMO Objetivo Compreender a continuidade da terceira etapa do Método Canguru na perspectiva de mães e profissionais de saúde. Método Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado em Unidades de Saúde da Família e nos domicílios de mães canguru em uma capital do nordeste brasileiro. Foram entrevistados doze profissionais de saúde e dez mães-canguru. O material empírico foi submetido à análise temática. Resultados Emergiram duas categorias temáticas (Des)conhecimento acerca do Método Canguru e suas ações para a continuidade da terceira etapa; e Entraves à continuidade da terceira etapa do Método Canguru. Conclusão e implicações para prática Identificou-se o ínfimo conhecimento dos profissionais e das mães acerca do Método Canguru, ausência de capacitação dos profissionais da atenção primária, lacuna na comunicação entre a atenção primária e terciária. Há descontinuidade do cuidado à criança e mãe-canguru após alta hospitalar, pois os profissionais da atenção primária não estão sendo copartícipes no acompanhamento. Conhecer a realidade da terceira etapa do método canguru viabiliza o planejamento de estratégias para superar as dificuldades existentes para continuidade do método e assim ofertar um cuidado qualificado e integral ao binômio mãe-bebê canguru.
Biblioteca responsável: BR442.1