Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Indicadores da Nursing Outcomes Classification para avaliação de pacientes com lesão por pressão: consenso de especialistas / Indicadores da Nursing Outcomes Classification para la evaluación de pacientes con lesión por presión: consenso de expertos / Indicators of Nursing Outcomes Classification for evaluation of patients with pressure injury: expert consensus

Santos, Cássia Teixeira dos; Barbosa, Franciele Moreira; Almeida, Thayná de; Einhardt, Raquel Silveira; Eilert, Ana Carolina; Lucena, Amália de Fátima.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(1): e20200155, 2021. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1133824
Resumo Objetivos selecionar os indicadores dos resultados de enfermagem Integridade tissular pele e mucosas (1101) e Cicatrização de feridas segunda intenção (1103) da Nursing Outcomes Classification e construir suas definições conceituais e operacionais para a avaliação de pacientes com lesão por pressão. Métodos estudo de consenso de especialistas realizado em hospital universitário em setembro/2018. Participaram no estudo 10 enfermeiros com experiência na utilização da Nursing Outcomes Classification e no cuidado ao paciente com lesão por pressão. A coleta de dados ocorreu por meio de encontro presencial com os especialistas. Resultados Foram selecionados 17 indicadores da Nursing Outcomes Classification para a avaliação do paciente com lesão por pressão, com uma concordância de 100% entre os especialistas. São eles Branqueamento, Eritema, Sensibilidade, Perfusão tissular, Hidratação/ Descamação, Espessura, Necrose, Odor desagradável na ferida, Pele com bolhas, Pele macerada, Descolamento Sob as bordas da Ferida, Inflamação Da Ferida, Exsudato/Drenagem, Granulação, Tunelamento, Formação de cicatriz e Tamanho da ferida. Conclusão e implicações para a prática os indicadores selecionados permitiram a elaboração de um instrumento que auxiliará na avaliação de pacientes com lesão por pressão de forma acurada. Esse instrumento subsidiará o enfermeiro na tomada de decisão diagnóstica e terapêutica da lesão por pressão.
Biblioteca responsável: BR442.1