Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ferramentas da qualidade aplicadas à conferência do carro de emergência: pesquisa de métodos mistos / Herramientas de calidad aplicadas a la conferencia de carro de emergencia: investigación de métodos mixtos / Quality tools applied to the emergency car checking: mixed methods research

Lima, Shirley Barbosa Ortiz; Oliveira, João Lucas Campos de; Silva, Rodolfo Benedito Zattar da; Rosa, Josiane de Souza; Ribeiro, Mara Regina Rosa.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(2): e20200274, 2021. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1133827
RESUMO Objetivo verificar as causas da não conferência do carro de emergência e o efeito sobre a taxa de adesão, por meio do emprego de ferramentas da qualidade em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método pesquisa mista do desenho exploratório sequencial, desenvolvida com enfermeiros e fonte documental na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de hospital universitário, em três etapas 1) Brainstorming para levantamento das causas de não conferência/construção de Lista de Verificação; 2) Coleta/análise de dados pela aplicação da Lista de Verificação e Diagrama de Pareto; 3) Análise documental. Utilizou-se o teste qui-quadrado para verificar o efeito do emprego das ferramentas de qualidade na adesão à conferência. Resultados 13 causas de não conferência do carro de emergência foram identificadas, sendo oito evitáveis e cinco não evitáveis. As causas evitáveis (n=63) representaram 87,5%, sendo as principais falta de hábito (n=17; 27%), priorizar atividades assistenciais (n=17; 27%) e realizar divisão do cuidado dos pacientes/priorizar atividades administrativas (n=9; 14,3%). A aplicação das ferramentas da qualidade teve efeito significativo (p-valor<0,001) na adesão à conferência. Conclusão e implicações para a prática o emprego das ferramentas da qualidade foi factível para a identificação causal da não conferência do carro de emergência e melhoria na sua adesão.
Biblioteca responsável: BR21.1