Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção das mulheres em situação de violência sobre o apoio formal: Scoping review / Percepción de las mujeres en situación de violencia en apoyo formal: Revisión de alcance / Women perception in situations of violence in formal support: scoping review

Souza, Marli Aparecida Rocha de; Peres, Aida Maris; Fumincelli, Lais; Lopes, Vagner José; Mercês, Nen NaLú Alves das; Wall, Marilene Loewen.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(2): e20200087, 2021. tab, graf
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1133833
RESUMO Objetivo Examinar e mapear as evidências científicas acerca das percepções das mulheres em situação de violência quanto aos serviços de apoio social formal. Método Scoping Review, conforme Joanna Briggs Institute e a questão norteadora "Qual a percepção das mulheres em situação de violência ao buscar atendimento profissional nos serviços de apoio?". Inclusos estudos nacionais, internacionais, primários, abordagens qualitativas, quantitativas, métodos mistos, idiomas inglês, português e espanhol, no espaço temporal de 2014 a 2019. Realizadas buscas em sete bases de dados, encontrados 1557 artigos e selecionados 16 como amostra final. Resultados Os atendimentos evidenciaram a escuta ativa, criação de vínculo e articulação dos serviços. Como também a falta de acolhimento; sentimento de insegurança, medo e humilhação. O processo de capacitação foi estabelecido pelos artigos como ferramenta aos profissionais, na promoção de abordagem direcionada e individualizada. Conclusões e considerações para a prática O acolhimento e vínculo propiciado por alguns serviços de apoio resultou em propostas de mudanças e suscitou nas mulheres reflexão, confiança e busca para saída do ciclo da violência. O contrário gerou afastamento dos serviços e consequente permanência junto ao agressor.
Biblioteca responsável: BR442.1