Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rastreamento de violência contra pessoas idosas: associação com estresse percebido e sintomas depressivos em idosos hospitalizados / Detección de violencia contra personas mayores: asociación con estrés percibido y síntomas depresivos en ancianos hospitalizados / Violence against elderly people screening: association with perceived stress and depressive symptoms in hospitalized elderly

Antequera, Isabela Granado; Lopes, Maria Carolina Barbosa Teixeira; Batista, Ruth Ester Assayag; Campanharo, Cassia Regina Vancini; Costa, Paula Cristina Pereira da; Okuno, Meiry Fernanda Pinto.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(2): e20200167, 2021. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1133837
Resumo Objetivo Avaliar a prevalência e fatores associados à violência em idosos hospitalizados. Método Estudo transversal realizado com 100 idosos internados. Aplicaram-se os instrumentos H-S/EAST, Escala de Estresse Percebido e Escala de Depressão Geriátrica. Utilizou-se análise descritiva para a caracterização sociodemográfica e clínica. Para associar a idade ao H-S/EAST foi utilizado o teste de Mann-Whitney; estresse percebido com o H-S/EAST foi utilizado o teste T, e sintomas depressivos com o H-S/EAST foi utilizado o teste da Razão Verossimilhança. Resultados A média de idade dos idosos foi 70,39 e 56,0%, houve risco aumentado para violação de direitos pessoais, características de vulnerabilidade e situações potencialmente abusivas. Os fatores associados ao risco aumentado para violação de direitos pessoais ou abuso direto nos idosos foram maior idade, apresentar estresse percebido e ter sintomas de depressão leve a severa. Conclusão e implicação para a prática Esses resultados mostram, portanto, a importância da observação atenta do idoso por parte do enfermeiro para permitir a identificação do risco para violência ou violação de direitos. O que possibilita estabelecer ações preventivas, coordenadas com a participação dos demais profissionais bem como o encaminhamento correto de cada situação, cumprimento do dever legal da profissão e do papel cidadão.
Biblioteca responsável: BR442.1