Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validation methods of nursing protocols: an integrative review / Métodos de validación de los protocolos de atención de enfermería: revisión integrativa / Métodos de validação de protocolos assistenciais de enfermagem: revisão integrativa

Vieira, Tainara Wink; Sakamoto, Victória Tiyoko Moraes; Moraes, Luiza Casais de; Blatt, Carine Raquel; Caregnato, Rita Catalina Aquino.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.5): e20200050, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1137703
RESUMO

Objetivo:

identificar a produção científica acerca dos métodos de validação de protocolos assistenciais de enfermagem.

Método:

revisão integrativa, com busca nas bases de dados Scielo, PubMed/MEDLINE, Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science, Scopus e EBSCOhost, utilizando os descritores validation studies, validation studies as topic, protocols, clinical protocols, practice guidelines as topic, nursing e nursing assessment e o descritor não controlado validation.

Resultados:

foram selecionados 32 artigos, sendo a maioria brasileiros. A validação de conteúdo por especialistas foi o método mais frequente, sem consenso sobre o número de participantes para o processo. Os instrumentos de coleta foram majoritariamente elaborados pelos autores. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva e Índice de Validade de Conteúdo, com taxa de concordância variável nos artigos analisados.

Conclusão:

protocolos validados por especialistas constituem ferramentas robustas para o uso na prática clínica, sendo o rigor metodológico no desenvolvimento imprescindível para a qualidade do mesmo.
Biblioteca responsável: BR21.1