Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

SNOMED-CT as a standardized language system model for nursing: an integrative review / SNOMED-CT como modelo de sistema de lenguaje estándar para enfermería: revisión integradora / SNOMED-CT como modelo de sistema de linguagem padronizada à enfermagem: revisão integrativa

Silva, Carolina Giordani da; Vega, Edwing Alberto Urrea; Cordova, Fernanda Peixoto; Carneiro, Flávia Aline; Azzolin, Karina de Oliveira; Rosso, Lucas Henrique de; Graeff, Murilo dos Santos; Carvalho, Patrícia Vasconcellos de; Almeida, Miriam de Abreu.
Rev. gaúch. enferm ; 41: e20190281, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1139152
RESUMO

Objetivo:

Descrever a utilização do Systematized Nomenclature of Medicine - Clinical Terms (SNOMED-CT) como modelo de interoperabilidade das terminologias da enfermagem no contexto nacional e internacional.

Metodologia:

Trata-se de revisão integrativa da literatura segundo Cooper, que buscou artigos em português, inglês e espanhol, publicados entre setembro de 2011 a novembro de 2018 nas bases de dados BVS, PubMed, SCOPUS, CINAHL, EMBASE e Web of Science, finalizando em uma amostra de 15 artigos.

Resultados:

O SNOMED-CT é uma nomenclatura multiprofissional utilizada pela enfermagem em diferentes contextos de cuidado, sendo associada com outras linguagens padronizadas da disciplina, como CIPE®, NANDA-I e Omaha System.

Conclusão:

Esta revisão mostrou que o uso do SNOMED-CT é incipiente no contexto nacional, justificando a necessidade de desenvolvimento de estudos visando o mapeamento dos sistemas de linguagem padronizadas existentes, especialmente a NANDA-I, CIPE® e Omaha System, para fins de adequar a implementação do SNOMED-CT.
Biblioteca responsável: BR1.1