Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Video-assisted debriefing technique for nursing simulation: how to proceed? / Técnica de debriefing asistida por video para la simulación de enfermería: cómo hacerlo? / Técnica de debriefing videoassistida para simulação em enfermagem: como proceder?

Nascimento, Juliana da Silva Garcia; Pereira, Isabela Meira; Regino, Daniela da Silva Garcia; Silva, Aline Roberta da; Oliveira, Jordana Luiza Gouvêa de; Dalri, Maria Celia Barcellos.
Rev. gaúch. enferm ; 42: e20190361, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1139162
RESUMO

Objetivo:

Identificar, na literatura científica, elementos que viabilizam a técnica de debriefing videoassistida no processo de ensino e aprendizagem, na simulação em enfermagem.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura, realizada de maio a julho de 2019. Selecionaram-se estudos primários, sem recorte temporal, em português, inglês ou espanhol, nas bases de dados PubMed®, Scopus®, CINAHL e LILACS, por meio do aplicativo Rayyan. Adotou-se a análise qualitativa.

Resultados:

Identificaram-se, inicialmente, 205 estudos, sendo seis deles selecionados e categorizados em "Elementos que compõem a técnica de debriefing videoassistida"; "Benefícios da utilização da técnica de debriefing videoassistida" e "Desafios da utilização da técnica de debriefing videoassistida".

Conclusões:

Os elementos que viabilizaram a técnica de debriefing videoassistida, no processo de ensino e aprendizagem em enfermagem, foram conceito, objetivos, recursos materiais e procedimento. O principal benefício foi o reconhecimento imediato de comportamentos, e o desafio foi o risco de o vídeo tornar o debriefing cansativo e humilhante.
Biblioteca responsável: BR1.1