Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Psychological empowerment of health professionals / Empoderamiento psicológico de profesionales de la salud / Empoderamento psicológico dos profissionais de saúde

Salles, Bianca Gomes; Dias, Flávia Carvalho Pena; Perissotto, Samantha; Andrade, Juliane Custódio de; Dini, Ariane Polidoro; Gasparino, Renata Cristina.
Rev. gaúch. enferm ; 42(spe): e20200050, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1139165
RESUMO

Objetivo:

Avaliar se existem diferenças no empoderamento psicológico entre os diferentes profissionais da saúde que atuam em um hospital de ensino.

Método:

Estudo comparativo, quantitativo e transversal, realizado com 165 profissionais selecionados de maneira aleatória e que atuavam em um hospital de ensino do interior de São Paulo. Os participantes foram distribuídos em três grupos 1) enfermeiros, 2) médicos e 3) outros profissionais (fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e nutricionistas). Para a coleta de dados foi utilizada uma ficha para caracterizar a amostra e a versão brasileira do Psychological Empowerment Instrument. Para comparação dos escores entre os três grupos foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis, seguido pelo pós-teste de Dunn.

Resultados:

Os enfermeiros, médicos e outros profissionais obtiveram, respectivamente, médias de 71,4; 69,3 e 71,1 pontos (p=0,5959) no escore total do instrumento.

Conclusão:

Não existem diferenças estatisticamente significantes na percepção do empoderamento psicológico dos diferentes profissionais da saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1