Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pandemics, crisis conjunctures, and professional practices: what is the role of nursing with regard to Covid-19? / Pandémia, conjuncturas de crisis y práctica profesional: cual es el rol de la enfermería frente a la Covid-19? / Pandemia, conjunturas de crise e prática profissional: qual o papel da enfermagem diante da Covid-19?

David, Helena Maria Scherlowski Leal; Acioli, Sonia; Silva, Maria Rocineide Ferreira da; Bonetti, Osvaldo Peralta; Passos, Hozana.
Rev. gaúch. enferm ; 42(spe): e20200254, 2021.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1139166
RESUMO

Objetivo:

Discutir o papel da enfermagem diante dos desafios políticos, econômicos e sanitários que configuram conjuntura de crise pela pandemia por Covid-19.

Método:

Estudo de reflexão crítica de características analíticas, com base na epidemiologia crítica de matriz latino-americana e no conceito de determinação social da saúde.

Resultados:

As questões centrais relativas ao cenário político-econômico e sanitário brasileiro são problematizadas, com destaque para o aprofundamento da desigualdade social. Debate-se o papel da enfermagem considerando os impactos na saúde destes trabalhadores, e a relevância da sua atuação nos diversos cenários de prática profissional e na defesa da proteção social.

Conclusões:

Reafirma-se o papel da enfermagem brasileira como prática social de defesa da vida e do acesso universal à saúde com vistas à conquista da justiça social.
Biblioteca responsável: BR1.1