Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validação aparente e de conteúdo de uma cartilha de autocuidado para prevenção de lesão por pressão / Validación aparente y de contenido de una cartillade autocuidado para la prevención de lesiones por presión / Applicable and content validation of a self-care care booklet for pressure injury prevention

Ferreira, Isabela Rodrigues; Santos, Laysla Luiza; Moraes, Juliano Teixeira; Cortez, Daniel Nogueira.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 10(1): 3648, out. 2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1140135

Objetivo:

Descrever o processo de construção e validação de uma cartilha de autocuidado para prevenção de Lesão por Pressão (LP).

Método:

Trata-se de uma pesquisa metodológica, com abordagem quantitativa, que construiu uma cartilha de autocuidado para prevenção de pacientes com risco para desenvolver LP. A pesquisa foi desenvolvida em 4 etapas levantamento bibliográfico; construção do material educativo (ilustração, layout, design e textos), cálculo do índice de Facilidade de Leitura de Flesch e validação do material por experts da área.

Resultados:

A cartilha foi validada quanto ao conteúdo e aparência por 11 experts, com o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,93%. Os textos da cartilha foram avaliados como de leitura , razoavelmente fácil, com Índice de Facilidade de Leitura de Flesch (IFLF) de 71%.

Conclusão:

A cartilha foi validada quanto ao conteúdo e aparência, podendo ser usada como material educativo aos pacientes que apresentam risco de desenvolver LP (AU)
Biblioteca responsável: BR1259.1
Localização: BR1259.1