Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Características da violência contra crianças no município de Porto Alegre: análise das notificações obrigatórias / Características de la violencia contra los niños en la ciudad de Porto Alegre: análisis de las notificaciones obligatorias / Characteristics of violence against children in the city of Porto Alegre: analysis of mandatory notifications

Dornelles, Thayane Martins; Macedo, Andréia Barcellos Teixeira; Antoniolli, Liliana; Vega, Edwing Alberto Urrea; Damaceno, Adalvane Nobres; Souza, Sônia Beatriz Cocaro de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(2): e20200206, 2021. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1142952
RESUMO Objetivo caracterizar a violência notificada contra crianças no município de Porto Alegre. Método estudo retrospectivo, incluindo 5308 casos de violência contra crianças de zero a doze anos registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação no município de Porto Alegre. Resultados idade média foi de 5,95 ± 3,86 anos, com predomínio de crianças do sexo feminino (61%). A violência sexual foi a mais notificada (53%). A maioria dos agressores eram do sexo masculino (68%) e 72% dos casos ocorreram no domicílio da vítima. As meninas são mais suscetíveis à violência sexual. Crianças do sexo masculino sofrem mais violência física e negligência. Conclusão e implicações para a prática os resultados demonstram a importância do conhecimento do perfil das violências para intervenção e elaboração de políticas públicas intersetoriais, assim como para a capacitação da equipe multiprofissional para o reconhecimento do problema no momento da assistência e o devido encaminhamento.
Biblioteca responsável: BR442.1