Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efetividade de um programa de formação na gestão emocional dos enfermeiros perante a morte do doente / Effectiveness of a training program for nurses' emotional management of patient death / Eficacia de un programa de formación en la gestión emocional de los enfermeros ante la muerte de un paciente

Pais, Nelson Jacinto; Costeira, Cristina Raquel Batista; Silva, Armando Manuel Marques; Moreira, Isabel Maria Pinheiro Borges.
Referência ; serV(3): 1-8, jul. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1143612
Enquadramento A morte é uma realidade frequente, em contexto hospitalar, exigindo aos enfermeiros a apropriação de estratégias eficazes de gestão das emoções.

Objetivos:

Avaliar a efetividade de um programa de formação (PF) na gestão emocional em enfermeiros perante a morte do doente.

Metodologia:

Estudo pré-experimental de grupo único com avaliação pré e pós intervenção, realizado numa amostra de 20 enfermeiros de serviços de internamentos de oncologia. O instrumento de colheita de dados foi o questionário. Este integrava Escala de Avaliação do Perfil de Atitudes acerca da Morte (EAPAM), Escala de Coping com a Morte (ECM) e Escala de Avaliação de Implementação de Programas (EAIP), aplicado em três momentos distintos.

Resultados:

O PF levou a mudanças das atitudes nas dimensões medo e neutralidade (EAPAM) e verificaram-se diferenças significativas no coping com a própria morte e com a morte dos outros (ECM), revelando uma capacitação nesta área. O PF foi classificado como muito bom (EAIP).

Conclusão:

A implementação do programa evidencia ser uma estratégia interventiva de empoderamento nestes enfermeiros, na autogestão emocional perante a morte.
Biblioteca responsável: PT45