Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Capacidade funcional e qualidade de vida de pessoas idosas internadas no serviço de emergência / Capacidad funcional y calidad de vida de los ancianos ingresados en el servicio de urgencias / Functional capacity and quality of life of elderly people admitted to emergency service

Costa, Andréa Fachini da; Lopes, Maria Carolina Barbosa Teixeira; Campanharo, Cassia Regina Vancini; Belasco, Angélica Gonçalves Silva; Okuno, Meiry Fernanda Pinto; Batista, Ruth Ester Assayag.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03651, 2020. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1143700
RESUMO

Objetivo:

Correlacionar a capacidade funcional e a qualidade de vida de pessoas idosas internadas no serviço de emergência.

Método:

Trata-se de um estudo transversal e analítico, realizado com idosos internados no serviço de emergência de um hospital universitário no município de São Paulo, entre dezembro de 2015 e janeiro de 2017. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, utilizando questionário estruturado, o Medical Outcome Study 36, a Escala de Independência em Atividades de Vida Diária e a Medida de Independência Funcional.

Resultados:

Participaram 250 idosos com média de idade 71,9 anos, sexo masculino (56,8%), cor de pele branca (67,2%), casados (54,0%), baixa escolaridade (32,0%), baixa renda (58,0%), com comorbidades (81,2%) e provedores do lar (53,6%). As dimensões da qualidade de vida mais comprometidas foram aspecto físico (11,4%), aspecto emocional (21,6%) e capacidade funcional (25,2%). Sobre a capacidade funcional, caracterizou-se independência para as Atividades Básicas de Vida Diária, e dependência moderada, para as Atividades Instrumentais de Vida Diária. Quanto maior os escores da Medida de Independência Funcional maiores foram os escores de qualidade de vida.

Conclusão:

Quanto mais independente o idoso, melhor é sua qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR41.1