Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pressure injury related to the use of personal protective equipment in COVID-19 pandemic / Lesión por presión relacionada al uso de equipos de protección personal en la pandemia del COVID-19 / Lesão por pressão relacionada ao uso de equipamentos de proteção individual na pandemia da COVID-19

Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo; Cavalcante, Viviane Mamede Vasconcelos; Moraes, Juliano Teixeira; Menezes, Luciana Catunda Gomes de; Figueirêdo, Sarah Vieira; Branco, Mírian Ferreira Coelho Castelo; Alexandre, Solange Gurgel.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.2): e20200670, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1144069
RESUMO

Objetivo:

Descrever prevalência e fatores associados da lesão por pressão relacionada ao uso de equipamentos de proteção individual durante a pandemia da COVID-19.

Métodos:

Estudo transversal realizado por meio de instrumento disponibilizado em redes sociais com 1.106 profissionais de saúde. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e comparada, considerando valor de p < 0,05.

Resultados:

Houve prevalência de 69,4% para lesão por pressão relacionada ao uso do equipamento de proteção individual, com uma média de 2,4 lesões por profissional. Os fatores significativos foram menores de 35 anos de idade, trabalhar e fazer uso de equipamentos de proteção individual por mais de seis horas no dia, em unidades hospitalares e sem o uso de insumos para proteção.

Conclusão:

A lesão por pressão relacionada ao uso de dispositivos médicos apresentou alta prevalência nessa população. O reconhecimento da lesão nesses profissionais possibilita avançar em estratégias de prevenção.
Biblioteca responsável: BR21.1