Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sarcopenia screening in elderly in primary health care: nurse knowledge and practices / Detección de la sarcopenia en ancianos en la Atención Primaria de Salud: saberes y prácticas del enfermo / Rastreio da sarcopenia em idosos na atenção primária à saúde: saberes e práticas do enfermeiro

Silva, Rutielle Ferreira; Figueiredo, Maria do Livramento Fortes; Darder, Juan José Tirado; Santos, Ana Maria Ribeiro dos; Tyrrell, Maria Antonieta Rubio.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.3): e20200421, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1144070
RESUMO

Objetivo:

Descrever os saberes e as práticas do enfermeiro da Atenção Primária à Saúde sobre o rastreio da sarcopenia em idosos.

Métodos:

Estudo qualitativo realizado com 24 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas. As falas foram agrupadas em categorias temáticas, posteriormente analisadas, apoiadas no referencial de Paulo Freire.

Resultados:

Os achados evidenciaram que os saberes dos enfermeiros da Atenção Primária referentes ao rastreio da sarcopenia em idosos mostraram-se incipientes e frágeis. Essa realidade reflete-se em uma lacuna na prática, embora alguns instrumentos já exijam o registro de características indicativas da sarcopenia, como a avaliação da circunferência da panturrilha. Considerações Finais Evidenciou-se a necessidade de capacitação dos enfermeiros para a efetivação do rastreio da sarcopenia e implementação de um plano de cuidados promocionais e preventivos, que resultará na melhoria da qualidade de vida dos idosos assistidos na Atenção Primária.
Biblioteca responsável: BR21.1