Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construction and validation of an educational gerontotechnology on frailty in elderly people / Construção e validação de gerontotecnologia educativa sobre fragilidade em idosos / Construção e validação de gerontotecnologia educativa sobre fragilidade em idosos

Silva, Cynthia Roberta Dias Torres; Felipe, Sarah Giulia Bandeira; Carvalho, Khelyane Mesquita de; Gouveia, Marcia Teles de Oliveira; Silva Júnior, Fernando Lopes; Figueiredo, Maria do Livramento Fortes.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.3): e20200800, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1144072
RESUMO

Objetivo:

construir e validar gerontotecnologia educativa sobre fragilidade em idosos.

Métodos:

estudo metodológico, desenvolvido em três etapas construção de vídeo educativo, validação por juízes experts e idosos. O processo de validação foi realizado por 22 juízes e 22 idosos. Utilizaram-se Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional para juízes e questões adaptadas do questionário Suitability Assessment of Materials para os idosos. Considerou-se, para a validação, o critério de concordância superior a 80%, verificados a partir do Índice de Validação de Conteúdo e teste binomial.

Resultados:

o vídeo aborda as recomendações para idosos em risco de fragilização e hábitos promotores da saúde, utilizando a literatura de cordel. Foi verificada concordância superior a 80% em todos os itens avaliados pelos juízes e pelo público-alvo.

Conclusão:

o vídeo se mostrou válido quanto ao conteúdo e aparência por juízes e pelos idosos, com potencial para mediar práticas educativas promotoras de saúde no envelhecimento saudável.
Biblioteca responsável: BR21.1