Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construction and validation of educational technology to prevent complications in intestinal ostomies / periestomy skin / Construcción y validación de tecnología educacional para prevención de complicaciones en estomas intestinales/piel periestomal / Construção e validação de tecnologia educacional para prevenção de complicações em estomias intestinais/pele periestomia

Feitosa, Yterfania Soares; Sampaio, Luis Rafael Leite; Moraes, Juliano Teixeira; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Rolim, Karla Maria Carneiro; Dantas, Tays Pires; Sousa, Francisca Clarisse de.
Rev. bras. enferm ; 73(supl.5): e20190825, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1144091
RESUMO

Objetivo:

Construir e validar cartilha educativa para prevenção de complicações em estomias intestinais e pele periestomia.

Métodos:

Estudo metodológico desenvolvido em 1. Levantamento do perfil clínico dos pacientes; 2. Revisão integrativa; 3. Construção da tecnologia; 4. Validação do material educativo. Utilizou-se a técnica Delphi, com 18 juízes com expertise na área de estomaterapia. Para tratamento dos dados, empregou-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), análise descritiva, Índice Kappa (K), teste binomial e Índice de Validade de Conteúdo (IVC).

Resultados:

Considerou-se a taxa de concordância entre os juízes superior a 0,61, para o K p > 0,05, proporção de 80% para o teste binomial e 80% para o IVC. A cartilha apresentou um ótimo índice para o K, teste binomial e validade de conteúdo global, tornando-se validada. Considerações Finais A cartilha foi validada em aparência e conteúdo, sendo um instrumento que pode favorecer a comunicação entre profissionais e pessoas com estomias.
Biblioteca responsável: BR21.1