Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Access versus care continuity in health network services: experiencing possibilities and contradictions / Acceso versus continuidad de la atención en los servicios de la red de salud: experimentando posibilidades y contradicciones / Acesso versus continuidade do cuidado nos serviços da rede de saúde: vivenciando possibilidades e contradições

Utzumi, Fernanda Catafesta; Bernardino, Elizabeth; Lacerda, Maria Ribeiro; Santos, Jose Luis Guedes dos; Peres, Aida Maris; Andrade, Selma Regina De.
Texto & contexto enferm ; 29: e20180502, Jan.-Dec. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1145157
RESUMO

Objetivo:

compreender o significado do acesso aos serviços de saúde com vistas à continuidade do cuidado na rede de atenção para usuários e profissionais.

Método:

pesquisa qualitativa, que utilizou os passos metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados, realizada no período de novembro de 2015 a abril de 2017. Obteve-se a amostragem teórica com 33 participantes provenientes de uma instituição hospitalar e uma unidade Estratégia Saúde da Família. Os participantes foram organizados em três grupos amostrais conforme orientação circular e contínua da coleta e análise dos dados em Teoria Fundamentada nos Dados. A análise foi conduzida segundo as orientações do referencial metodológico utilizado, composto pelas fases de codificação aberta, axial e integrativa.

Resultados:

emergiram, dos dados, quatro conceitos centrais que demonstram como os participantes vivenciam o acesso com vistas à continuidade do cuidado. Estes vão desde o primeiro contato com a rede de saúde, passando por limitações e alternativas encontradas para alcançar perspectivas à continuidade do cuidado nas ações e serviços de saúde.

Conclusão:

identificaram-se possibilidades e contradições na vivência do cuidado, no que concerne ao acesso aos serviços e ações em saúde para a continuidade do cuidado, compreendendo-as como exequíveis nos serviços de saúde, porém, divergentes do ideal preconizado pela literatura acerca da temática, bem como pelas normativas e prerrogativas vigentes no Sistema Único de Saúde.
Biblioteca responsável: BR17.1