Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção e validação de um instrumento de percepção do gestor / Construction and validation of a manager's perception tool / Construcción y validación de un instrumento de percepción del gerente

Martins, Maria Manuela; Gonçalves, Maria Narcisa; Teles, Paulo; Bernardino, Elizabeth; Guerra, Nelson; Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(1): [1-17], jan. 2021. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1145721

Objetivo:

descrever o processo de construção e validação de uma escala para a mensuração da percepção do trabalho realizado por enfermeiros gestores.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, metodológico, com revisão da literatura e experiência de gestores expressa em um estudo prévio, desenvolvido por meio de um instrumento contendo oito dimensões e 42 itens, aplicado a 372 enfermeiros que desenvolvem a sua atividade na área da gestão em hospitais públicos e privados, com amostragem não probabilística. Empregaram-se, para a validação do instrumento, a análise fatorial exploratória e a avaliação da consistência interna de cada fator/dimensão.

Resultados:

nota-se que a análise fatorial indicou reajustes na composição original da escala de cinco para oito dimensões, mantendo-se os 42 itens e apresentando uma elevada consistência interna global (alfa de Cronbach de 0,950).

Conclusão:

avalia-se que a escala tem propriedades psicométricas adequadas, revelando o potencial para a utilização em futuros estudos na área da gestão em Enfermagem.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1