Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil do adolescente usuário de crack em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas / Profile of adolescent user of crack in treatment in the Psychosocial Care Center Alcohol and Drugs / Perfil del adolescente usuario de crack en tratamiento en el Centro de Atención Psicosocial Alcohol y Drogas

Ribeiro, Juliane Portella; Gomes, Giovana Calcagno; Vicente, Bruna Gil; Soares, Marilu Correa; Braga, Luiza Rocha; Santos, Elitiele Ortiz dos.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 13: 41-49, jan.-dez. 2021. graf, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146053

Objetivo:

Caracterizar o perfil dos adolescentes usuários de crack em tratamento no CAPS ADIII de Pelotas/ Rio Grande do Sul.

Método:

estudo descritivo de abordagem quantitativa realizado com 14 adolescentes usuários de crack em tratamento no CAPS ADIII. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas utilizando o instrumento Teen Addiction Severity Index. Na análise dos dados empregou-se a estatística descritiva através de frequência simples.

Resultados:

a maioria é do sexo masculino, entre 13 e 17 anos, solteiros, negros. O início do uso de drogas variou de oito e 17 anos. Apresentam ensino fundamental incompleto e abandono escolar. Identificou-se o uso de cocaína/crack e a relação com atividades ilegais. Constatou-se a existência de conflitos familiares. O uso de substancias também é identificado entre os amigos próximos.

Conclusão:

os resultados apontam para a necessidade de investimentos em ações de promoção à saúde e prevenção ao uso de substâncias
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1