Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise retrospectiva da aplicação da escala de Braden Q em terapia intensiva pediátrica / Retrospective analysis of the application of the Braden Q scale in pediatric intensive care

Vocci, Marcelli Cristine; Onary, Amanda Sayuri Sitoo; Castro, Meire Cristina Novelli e; Spadotto, Amanda Fabíola de Oliveira; Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello.
Estima (Online) ; 18(1): e2820, jan.-dez. 2020.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1146350

Objetivo:

caracterizar o perfil dos pacientes que desenvolveram lesão por pressão e analisar os escores retrospectivos obtidos na aplicação da Escala de Braden Q em terapia intensiva pediátrica.

Método:

estudo de coorte retrospectivo com análise de dados secundários de 34 prontuários eletrônicos de pacientes internados em terapia intensiva pediátrica.

Resultados:

da análise dos escores obtidos com aplicação da Escala de Braden Q, foram identificados seis registros de lesão por pressão; a média de idade foi de 8,1 anos; 66,6% do sexo masculino; média de 41 dias de internação; principais diagnósticos estão relacionados a doenças do sistema respiratório, cardíaco e neurológico; todos utilizaram suporte de ventilação mecânica invasiva e apresentaram prescrição de jejum e uso de sonda nasogástrica.

Conclusão:

o perfil clínico está correlacionado ao sexo masculino, à maior frequência de doenças respiratórias com necessidade de ventilação mecânica, ao uso de drogas vasoativas, vasopressoras e sedativas, e à sonda como via de administração de dieta. Todos apresentaram escores de alto risco para desenvolvimento de lesão por pressão.
Biblioteca responsável: BR1980