Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incidência de dermatite associada à incontinência em pacientes de unidade de internação clínica / Incidence of incontinence-associated dermatitis among clinical inpatients / Incidencia de la dermatitis asociada a la incontinencia en pacientes de unidad de internación clínica

Meirelles, Lisiani Celina da Silva; Rocha, Bárbara Paloschi da; Wammes, Andrei Luiz; Santos, Daiane Madruga dos; Silva, Débora Monteiro da; Souza, Luccas Melo de.
Rev. enferm. UERJ ; 28: e51323, jan.-dez. 2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146473

Objetivo:

identificar a incidência de Dermatite Associada à Incontinência (DAI) e os fatores de risco em pacientes de uma unidade de internação clínica.

Método:

estudo de coorte prospectivo com 197 pacientes de unidade de internação clínica. Utilizou-se estatística descritiva e analítica e calculou-se o Risco Relativo com intervalo de confiança de 95%, considerando-se significativos quando p bicaudal <0,05. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição.

Resultados:

a incidência de DAI foi de 20,3% (40 pacientes). O risco relativo para DAI foi significativamente maior em idosos, em uso de alimentação enteral, fraldas, oxigenoterapia, antifúngico, corticoide, glicosídeo cardíaco, vasodilatador ou antidispéptico. Também foi maior nos pacientes com 15 ou mais dias de internação ou naqueles com doenças classificadas como Transtornos Mentais e Comportamentais ou como Causas Externas Traumáticas.

Conclusão:

foi alta a incidência de DAI na população pesquisada, estando associada a fatores de risco que envolvem, sobretudo, dependência de cuidado.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1