Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Biofilms formation and prevention on urinary catheters: a bibliometric analysis / Formação e prevenção de biofilmes em cateteres urinários: uma análise bibliométrica

Batista, Odinea Maria Amorim; Monteiro, Rachel Maciel; Machado, Marinila Buzanelo; Domingues, Pedro Castanhia Amadio; Watanabe, Evandro; Andrade, Denise de; Moura, Maria Eliete Batista.
Biosci. j. (Online) ; 36(3): 1058-1065, 01-05-2020. graf, tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1147202
Mapear a produção científica acerca da formação e prevenção de biofilmes em cateteres urinários. Trata-se de uma pesquisa bibliométrica, exploratória e descritiva, realizada no Web of Science™, em três estágios, e utilizando o software HistCite™. Nesse sentido, foram utilizados os descritores "Biofilme*" E "Cateter Urinário*" no período de 1945 a 2016. Foram encontrados 329 artigos sobre biofilme em cateter urinário no período de 1985 a 2016. Estes artigos foram escritos por 1.262 autores de 452 instituições localizadas em 50 países. A relação entre os 15 artigos selecionados, os mais impactantes, evidencia a existência de pesquisas experimentais; a maioria delas foi in vitro. O controle da formação de biofilme nos cateteres urinários permanece como um grande desafio na área da saúde, pois são necessárias novas formas de melhorar a prevenção e a minimização desse fenômeno.
Biblioteca responsável: BR396.1