Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ação da acupuntura no sintoma de fogachos em mulheres após câncer de mama: revisão integrativa / Acción de la acupuntura sobre los síntomas de sofocos en mujeres después de cáncer de mama: revisión integrativa / Acupuncture action on hot flashes in women after breast cancer: an integrative review

Gomes, Nazir Felippe; Assis, Bianca Bacelar de; Moura, Caroline de Castro; Azevedo, Cissa; Viana, Joloano Nasser Raydan; Chianca, Tânia Couto Machado.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 10(1): 3673, out. 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1147206

Objetivo:

Investigar evidências, na literatura, acerca da ação da acupuntura no sintoma de fogachos em mulheres, após câncer de mama e estabelecer um protocolo para o tratamento dessa condição.

Método:

Revisão integrativa, conduzida em agosto de 2019. Utilizaram-se bases de dados nacionais e internacionais.

Resultados:

Foram encontradas 288 pesquisas e 11 foram incluídas no estudo. A acupuntura demonstrou resultados positivos sobre os sintomas de fogachos. Não há padronização no tratamento, porém um possível protocolo foi proposto realização da acupuntura sistêmica ou eletroacupuntura nos acupontos Baço 6, Fígado 3, Rim 3, Circulação sexo 6, Vaso concepção 4, Bexiga 23 e Vaso Governador 20, agulhas sistêmicas que devem ser manipuladas até obter a sensação De qi, 10 sessões, uma ou duas vezes por semana, com retenção das agulhas nos acupontos em aproximadamente 25 minutos.

Conclusão:

a acupuntura parece ser uma intervenção efetiva para o tratamento e controle dos fogachos em mulheres, após câncer de mama e consiste em uma opção terapêutica a qual o enfermeiro pode executar de maneira autônoma e independente em todos os níveis de atenção. Torna-se necessária a realização de ensaios clínicos randomizados com a utilização do protocolo proposto a fim de validá-lo(AU)
Biblioteca responsável: BR1259.1
Localização: BR1259.1