Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Associação entre infecção de sítio cirúrgico pós-cesariana e idade materna / Association between post-cesarian surgical site infection and maternal age / Asociación entre el post-cesárea cirugía infección y la edad materna

Zuge, Samuel Spiegelberg; Gabiatti, Daiane; Kloh, Jennifer Karen; Brum, Crhis Netto de; Silva, Clarissa Bohrer da; Aldrighi, Juliane Dias.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(1): [1-13], jan. 2021. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1147654

Objetivo:

analisar a associação entre infecção de sítio cirúrgico pós-cesariana e idade materna.

Método:

estudo quantitativo, retrospectivo, realizado com 692 prontuários de puérperas pós-cesárea atendidas em hospital do Extremo Oeste de Santa Catarina, Brasil, no período de 2015 a 2017. Os dados foram analisados por meio de análises de prevalência, qui-quadrado de Pearson ou exato de fisher, teste de Mann Whitney e avaliação do risco relativo.

Resultados:

a taxa global de infecção nas puérperas foi de 4,6%, contudo, nas mulheres com mais de 35 anos de idade, a taxa foi de 5,3%. Ao comparar a média de idade das puérperas em relação à presença de indicadores de infecção de sítio cirúrgico, identificou-se diferença significativa nas variáveis dor ou aumento de sensibilidade na incisão cirúrgica e hiperemia e/ou vermelhidão na incisão cirúrgica.

Conclusão:

identificou-se diferença estatística significativa nas médias de idade, na presença de indicadores de infecção, sendo que mulheres que desenvolveram a ISC apresentaram média de idade maiores, além disso, observou-se que mulheres em idade avançada (>35 anos) apresentaram prevalências maiores em relação às taxas de infecção de sítio cirúrgico global em relação as demais faixas etárias.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1