Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Regulação de vaga do acidente vascular cerebral hiperagudo: perfil epidemiológico / Vacancy coordination for hyperacute stroke: epidemiological profile / Regulación de vacantes para accidente cerebrovascular hiperagudo: perfil epidemiológico

Santos, Janaína Cristina Celestino; Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello; Costa, Isabella Tofanin; Jacinto, Jéssica dos Santos.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(1): [1-14], jan. 2021. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1147991

Objetivo:

identificar o perfil epidemiológico e clínico dos casos regulados como acidente vascular cerebral hiperagudo em um hospital referenciado.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo, que analisou 131 fichas de casos regulados com hipótese diagnóstica de acidente vascular cerebral hiperagudo, em um hospital referenciado. Submeteram-se os dados coletados à análise estatística descritiva com o programa SAS 9.4, considerando-se p<0,05 como o nível de significância.

Resultados:

detectou-se que a idade média dos pacientes foi de 67,44 anos, do sexo masculino, com sintoma mais frequente a fraqueza de membros, em 119 casos e 107 na referência. Verificou-se a ocorrência do acidente vascular isquêmico em 79 casos e a etiologia de síndrome lacunar em 33. Registra-se que 100 pacientes obtiveram alta hospitalar e 20 faleceram. Percebeuse a significância estatística (p≤0,05) entre os resultados clínicos com o valor do teste de glicemia capilar e a presença do desvio de rima labial no serviço de origem.

Conclusão:

observa-se que os achados estatisticamente significativos revelam a necessidade da criação de protocolos específicos e a educação permanente das equipes.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1