Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade da assistência em uma unidade de terapia intensiva para prevenção de lesão por pressão / 1ESTIMA, Braz. J. Enterostomal Ther., São Paulo, v18, e3420, 2020Quality of care in an intensive care unit for the prevention of pressure injuries

Rebouças, Ruhama de Oliveira; Belchior, Amelina de Brito; Marques, Antonio Dean Barbosa; Figueiredo, Sarah Vieira; Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de; Oliveira, Sherida Karanini Paz de.
Estima (Online) ; 18(1): e3420, jan.-dez. 2020.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1148217

Objetivo:

identificar as práticas seguras para prevenção de lesão por pressão (LP), realizadas por enfermeiros em uma unidade de terapia intensiva (UTI) e classificar a qualidade da assistência.

Método:

estudo transversal realizado com 11 enfermeiros de uma UTI de um hospital em Fortaleza − Ceará, por meio de um questionário de prevenção de lesão por pressão para pediatria adaptado, em outubro e novembro de 2018. Utilizaram-se estatística descritiva e o Índice de Positividade (IP) da qualidade da assistência.

Resultados:

verificou-se uma assistência sofrível, segundo o IP, nos três domínios medidas preventivas e detecção precoce de LP (IP 66,6%+24,5); medidas de alívio de pressão (IP 41,9%+21,6) e avaliação e notificação (IP 65,1%+14,5), com IP médio geral igual a 57,8% (Desvio Padrão +13,8), e ações de prevenção realizadas de forma inadequada.

Conclusão:

foi possível identificar boas práticas escassas, o que implica em uma assistência sofrível e insegura. É urgente o planejamento e a implementação de estratégias de melhorias com vistas à segurança do paciente e qualidade da assistência.
Biblioteca responsável: BR1980