Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

HIV/AIDS em região de tríplice fronteira: subsídios para reflexões sobre políticas públicas / VIH / SIDA en una región fronteriza triple: subvenciones para reflexiones sobre políticas públicas / HIV / AIDS in a triple border region: subsidies for reflections on public policies

Werle, Josiel Elisandro; Teston, Elen Ferraz; Marcon, Sonia Silva; Cunha, Gilmara Holanda da; Mandu, Juliete Bispo dos Santos; Ferreira Junior, Marcos Antônio.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(3): e20200320, 2021. tab, graf
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1149309
RESUMO Objetivo analisar a tendência dos casos de HIV/Aids por sexo e faixa etária nas cidades gêmeas de Mato Grosso do Sul. Método estudo ecológico de série histórica. Foram utilizadas as fichas de notificação de HIV/Aids, do período de 2009 a 2018, disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Saúde e analisadas segundo estatística descritiva, regressão polinomial e geoespacialização dos casos. Resultados foram registradas 734 notificações, sendo 57,9% em homens, e com maior incidência no biênio 2017-2018 em ambos os sexos. A tendência de crescimento das notificações apresenta-se com aceleração positiva nas cidades gêmeas (r2=0,91; p<0,001). Os maiores coeficientes de determinação foram observados em mulheres, na faixa etária de 35 a 49 anos (r2=0,98; p<0,001), e em homens de 15 a 19 anos (r2=0,96; p<0,002). Conclusão os resultados desafiam profissionais e gestores no combate à pandemia de HIV/Aids, carecendo de reflexões contínuas diante as estratégias/políticas públicas adotadas até o momento, em especial na região de fronteira. Implicações para a prática o profissional enfermeiro, ao conhecer o perfil da sua população e a distribuição dos casos, consegue traçar estratégias capazes de atingir o público de forma eficaz e efetiva.
Biblioteca responsável: BR442.1